sábado, 4 de agosto de 2012

Alemão Bikes Saúda a Vitória! Audax 300 quilômetros, Parabéns Vital!

Audax 300 km, Porto Alegre - Abril/12
Foto: Cristina Lemos


O sol apareceu intenso na manhã do domingo, dia 15 de abril. Apareceu e iluminou as estradas do litoral norte, onde estavam pedalando os ciclistas do AUDAX Porto Alegre - 300 quilômetros
O percurso do Vital e dos atletas do AUDAX 300 km deste mês de abril de 2012 incluiu a entrada na Praia de Pinhal e a passagem por Cidreira. Passaram pela Costa do Sol e pelo Alemão Bikes e seguiram para o primeiro posto de apoio e fiscalização da prova cerca de 3:00 h da madrugada do domingo. 
Após uma conversa rápida e de se reabastecerem de água e frutas, retomaram a pista para atingir o ponto mais difícil da prova: o trecho da BR 101 que se inicia no município de Capivari, desde a entrada no caminho dos Cataventos do Parque Eólico que passa sobre a Free Way e vai a Osório. 

Naquele momento, no meio da madrugada, somaram-se aos desafios já existentes, o impiedoso vento típico daquela região. O vento soprou forte no trecho de ida e, segundo os demais atletas, havia a previsão de que ele estaria ainda mais forte após o amanhecer. Por esta razão, um grupo de ciclistas muito velozes do AUDAX, a quem o Vital acompanhou, seguiram em conjunto no ritmo mais acelerado, com a finalidade de atingir o posto de controle número 2, na Rodoviária de Osório, e retomar a BR 101, para voltar a Capivari e à RS 040 com agilidade.

A natureza não colaborou desta vez. 
A chuva persistiu a noite toda e o vento foi ficando mais e mais violento, exigindo muito esforço e superação dos cicistas, de um modo geral, e do Vital, que realizava a prova em uma Mountain Bike adaptada, ainda sem a rapidez e leveza da Bike Speed. 
A capa de chuva, improvisada, acabou sendo muito útil e só foi retirada no meio da manhã, quando o sol firmou no céu. 
Mapa organização AUDAX 300 km, 14 e 15 de abril 2012
Foto: Luíza Casagrande
Sabendo que a parte mais difícil da prova havia ficado para trás, agora o foco estava definido: vencer o cansaço e pedalar a distância que faltava até o posto final, no posto de combustíveis da Avenida Ipiranga.
Os ciclistas mais experientes, especialmente Airton, que veio deFlorianópolis/SC para realizar o AUDAX e Eduardo, de Esteio/RS (terra do Vital) contribuíram, e muito, para a conclusão da prova do Vital. 
Certificado de conclusão a prova AUDAX, percurso de 300 km, Audax Parisien
Foto: Luíza Casagrande


A presença dos atletas e a constante companhia na escuridão da noite, somados ao incentivo e ao estímulo, foram extremamente importantes nesta prova de longa distância do AUDAX. 
O grupo pedalou unido quase até o final, quando as lombas apareceram e obrigaram o Vital a adequar o ritmo à sua resistência pessoal.
Eles mantiveram o ritmo forte,  retomaram a RS 040 e concluíram o percurso. Vital concluiu a prova 45 minutos depois daquele grupo, chegando no posto de Porto Alegre às 14:45 h do dia 15 de abril de 2012.

Vital conclui com sucesso o percurso do AUDAX 300 km
Foto: Cristina Lemos


Vital venceu o trecho de subidas, perto do Pedágio, em Viamão, venceu mais alguns desafios no caminho que faltava e entrou na Avenida Ipiranga, quase sem carros na tarde de domingo, para retornar ao ponto de partida e receber mais uma medalha AUDAX. Parabéns Vital e demais companheiros de prova! Esse blog saúda o esforço pessoal de cada um nesta jornada de disciplina e superação de limites. 

Fonte:http://vitalbarbosa.blogspot.com.br/2012/04/blog-post.html

Carta do 1º Fórum Mundial da Bicicleta



Carta do 1º Fórum Mundial da Bicicleta

Os participantes do 1º Fórum Mundial da Bicicleta, reunidos em Porto Alegre entre 23 e 26 de fevereiro de 2012, após intensos e ricos debates, decidiram aprovar as seguintes ideias, a serem ampliadas e discutidas até à realização do próximo Fórum:

FELICIDADE
1) A bicicleta é um símbolo e um instrumento para a busca da felicidade agora.

SUSTENTABILIDADE
2) A bicicleta é um meio de transporte democrático sustentável e pode ajudar a salvar o planeta para as presentes e futuras gerações.

VIDA COMUNITÁRIA
3) A bicicleta proporciona o encontro das pessoas. A apropriação efetiva dos espaços públicos valoriza a vida comunitária e o compromisso do cuidado com a cidade.

POLÍTICAS PÚBLICAS
4) A bicicleta representa uma demanda social de inversão das políticas públicas atuais, que priorizam o transporte individual motorizado

CIDADES MAIS HUMANAS
5) A bicicleta está ligada ao conceito de Cidades Mais Humanas onde a segurança, a sociabilidade, a acessibilidade, a solidariedade e o bem estar das pessoas tenham prioridade sobre o fluxo de veículos automotores.

DEMOCRACIA
6) A bicicleta é uma forma de participar ativamente da vida da cidade. A democracia direta é um dos pilares que devem guiar todas as decisões que afetam a coletividade.

PAZ NO TRÂNSITO
7) A bicicleta é um símbolo de paz no trânsito e os usuários desejam tão somente partilhar as ruas. O Fórum Mundial da Bicicleta rechaça a ideia de existência de um conflito com motoristas. A escolha do modo de transportar-se não coloca as pessoas em campos conflitantes.

SAÚDE
8 ) A bicicleta tem grande potencial para buscar saúde preventiva da população, através de um estado completo de bem estar físico, mental, espiritual e social.

FORMAÇÃO DE REDES
9) A bicicleta trouxe pessoas do mundo todo para Porto Alegre. Um dos maiores ganhos do 1º Fórum Mundial da Bicicleta foi o fortalecimento e o efeito multiplicador que a troca de experiências entre pessoas de distintos lugares e realidades diferentes, o que criou uma rede de pessoas que juntas vêem na bicicleta o símbolo de um outro mundo possível.

HORIZONTALIDADE
10) A bicicleta uniu as pessoas que, de forma horizontal e voluntária, organizaram o 1º Fórum Mundial da Bicicleta. As próximas edições deverão seguir os mesmos princípios, podendo ser organizado em outros lugares e datas, sem rigidez ou alguma outra forma de centralismo.
Programação completa do 1º Fórum Social Mundial da Bicicleta em Porto Alegre

Fonte: FSM Bike

Massa Crítica no 1º Fórum Social Mundial da Bicicleta


Massa Crítica no 1º Fórum Social Mundial da Bicicleta,
descida viaduto Av. João Pessoa.
Foto: Cristina Lemos


A pedalada mensal mais famosa do mundo aconteceu de forma estupenda em Porto Alegre nesse mês de Fevereiro, sua força ampliada pela chamada do 1º Fórum Mundial da Bicicleta. 

Mais de 1500 ciclistas andaram pelas ruas da cidade com a vibração que só a Massa Crítica traz. 
Foram 18km de muita celebração. A pedalada passou espontaneamente por vários bairros da cidade, do Centro e Cidade Baixa até extremos sociais como as Avenidas Padre Chagas e Voluntários da Pátria.

Possivelmente os pontos altos foram a passagem pelo local do atropelamento, acontecido em 2011, onde foi promovido um Die-In, momento no qual todos os ciclistas se deitam no chão, honrando todos aqueles que foram vítimas do trânsito; e a passagem pelo local onde, há uma semana, um menino de 6 anos foi morto quando andava em sua bicicleta e foi atingido por um caminhão.
Depois da pedalada, aconteceu um encontro no Parque Farroupilha, onde Chris Carlsson conduziu um bate-papo sobre questões concernentes ao cicloativismo.

Massa Crítica no 1º Fórum Social Mundial da Bicicleta - subida Borges de Medeiros,
Foto: Vital Barbosa
Fonte: Fórum Mundial da Bicicleta
Fotos: Vital Barbosa

Correio do Povo: Amapaense percorre o país de bicicleta





Vinícius da Silva, 26 anos, irá pedalar nos próximos dias para o Sul do Estado 
Crédito: laira de souza sampaio / especial / cp


Depois de perder a família em um acidente de barco no rio Amazonas, em 1999, o jovem amapaense Vinícius da Silva, 26 anos, encontrou nos pedais de uma velha bicicleta e nas estradas do Brasil forças para seguir sua vida. De passagem por Canoas, Vinícius conta que, desde que começou a pedalar, já percorreu mais de 300 mil quilômetros, passou pelos 26 estados brasileiros e pelo Distrito Federal, além da visitar Venezuela, Argentina, Colômbia, Chile, México e Peru. Neste período, já trocou 21 vezes de bicicleta e garante que fez muitos amigos por onde passou.
Na bagagem, algumas peças de roupas, um colchão inflável, uma barraca e ferramentas. Para se alimentar, conta com a ajuda de pessoas anônimas, que o acolhem pelo caminho. Em Canoas, foi recebido por Rudi Celso Fritzen, integrante da Associação dos Motociclistas do Rio Grande do Sul, que, em conjunto com outros membros, deu ao visitante pouso, comida e auxílio para a manutenção da bicicleta.
Segundo Vinícius, seu objetivo maior é conscientizar os jovens sobre os perigos das drogas, da violência, da pedofilia e de outros malefícios do mundo atual. "Nos lugares que passo, sempre deixo para os jovens como eu mensagens de otimismo e o pedido para que não entrem para o mundo da violência e das drogas", reforça o ciclista. Com sua bicicleta, pretende chegar, até 2027, aos Estados Unidos, onde quer se inscrever no Guinness, o Livro dos Recordes, como o ciclista que percorreu a maior distância e visitou o maior número de cidades da América.

Nesta segunda-feira, de Canoas ele segue para Guaíba, e depois ruma ao Sul do Estado, em direção ao Uruguai, seu próximo destino. Quem quiser ajudar com dinheiro ou apoio pode entrar em contato com Vinícius, pelo telefone (51) 9458-5610, ou com a Associação dos Motociclistas, pelo número (51) 3472-6086.

Fonte: Correio do Povo, 15/07/2012, Cidades, p. 14.

Alemão Bikes apoia esta iniciativa!