Audax 300 km, Porto Alegre - Abril/12 Foto: Cristina Lemos |
O sol apareceu intenso na manhã do domingo, dia 15 de abril. Apareceu e iluminou as estradas do litoral norte, onde estavam pedalando os ciclistas do AUDAX Porto Alegre - 300 quilômetros.
O percurso do Vital e dos atletas do AUDAX 300 km deste mês de abril de 2012 incluiu a entrada na Praia de Pinhal e a passagem por Cidreira. Passaram pela Costa do Sol e pelo Alemão Bikes e seguiram para o primeiro posto de apoio e fiscalização da prova cerca de 3:00 h da madrugada do domingo.
Após uma conversa rápida e de se reabastecerem de água e frutas, retomaram a pista para atingir o ponto mais difícil da prova: o trecho da BR 101 que se inicia no município de Capivari, desde a entrada no caminho dos Cataventos do Parque Eólico que passa sobre a Free Way e vai a Osório.
Naquele momento, no meio da madrugada, somaram-se aos desafios já existentes, o impiedoso vento típico daquela região. O vento soprou forte no trecho de ida e, segundo os demais atletas, havia a previsão de que ele estaria ainda mais forte após o amanhecer. Por esta razão, um grupo de ciclistas muito velozes do AUDAX, a quem o Vital acompanhou, seguiram em conjunto no ritmo mais acelerado, com a finalidade de atingir o posto de controle número 2, na Rodoviária de Osório, e retomar a BR 101, para voltar a Capivari e à RS 040 com agilidade.
A natureza não colaborou desta vez.
A chuva persistiu a noite toda e o vento foi ficando mais e mais violento, exigindo muito esforço e superação dos cicistas, de um modo geral, e do Vital, que realizava a prova em uma Mountain Bike adaptada, ainda sem a rapidez e leveza da Bike Speed.
A capa de chuva, improvisada, acabou sendo muito útil e só foi retirada no meio da manhã, quando o sol firmou no céu. Mapa organização AUDAX 300 km, 14 e 15 de abril 2012 Foto: Luíza Casagrande |
Sabendo que a parte mais difícil da prova havia ficado para trás, agora o foco estava definido: vencer o cansaço e pedalar a distância que faltava até o posto final, no posto de combustíveis da Avenida Ipiranga.
Os ciclistas mais experientes, especialmente Airton, que veio deFlorianópolis/SC para realizar o AUDAX e Eduardo, de Esteio/RS (terra do Vital) contribuíram, e muito, para a conclusão da prova do Vital.
Certificado de conclusão a prova AUDAX, percurso de 300 km, Audax Parisien Foto: Luíza Casagrande |
A presença dos atletas e a constante companhia na escuridão da noite, somados ao incentivo e ao estímulo, foram extremamente importantes nesta prova de longa distância do AUDAX.
O grupo pedalou unido quase até o final, quando as lombas apareceram e obrigaram o Vital a adequar o ritmo à sua resistência pessoal.
Eles mantiveram o ritmo forte, retomaram a RS 040 e concluíram o percurso. Vital concluiu a prova 45 minutos depois daquele grupo, chegando no posto de Porto Alegre às 14:45 h do dia 15 de abril de 2012.
Vital conclui com sucesso o percurso do AUDAX 300 km Foto: Cristina Lemos |
Fonte:http://vitalbarbosa.blogspot.com.br/2012/04/blog-post.html