sábado, 4 de agosto de 2012

Correio do Povo: Amapaense percorre o país de bicicleta





Vinícius da Silva, 26 anos, irá pedalar nos próximos dias para o Sul do Estado 
Crédito: laira de souza sampaio / especial / cp


Depois de perder a família em um acidente de barco no rio Amazonas, em 1999, o jovem amapaense Vinícius da Silva, 26 anos, encontrou nos pedais de uma velha bicicleta e nas estradas do Brasil forças para seguir sua vida. De passagem por Canoas, Vinícius conta que, desde que começou a pedalar, já percorreu mais de 300 mil quilômetros, passou pelos 26 estados brasileiros e pelo Distrito Federal, além da visitar Venezuela, Argentina, Colômbia, Chile, México e Peru. Neste período, já trocou 21 vezes de bicicleta e garante que fez muitos amigos por onde passou.
Na bagagem, algumas peças de roupas, um colchão inflável, uma barraca e ferramentas. Para se alimentar, conta com a ajuda de pessoas anônimas, que o acolhem pelo caminho. Em Canoas, foi recebido por Rudi Celso Fritzen, integrante da Associação dos Motociclistas do Rio Grande do Sul, que, em conjunto com outros membros, deu ao visitante pouso, comida e auxílio para a manutenção da bicicleta.
Segundo Vinícius, seu objetivo maior é conscientizar os jovens sobre os perigos das drogas, da violência, da pedofilia e de outros malefícios do mundo atual. "Nos lugares que passo, sempre deixo para os jovens como eu mensagens de otimismo e o pedido para que não entrem para o mundo da violência e das drogas", reforça o ciclista. Com sua bicicleta, pretende chegar, até 2027, aos Estados Unidos, onde quer se inscrever no Guinness, o Livro dos Recordes, como o ciclista que percorreu a maior distância e visitou o maior número de cidades da América.

Nesta segunda-feira, de Canoas ele segue para Guaíba, e depois ruma ao Sul do Estado, em direção ao Uruguai, seu próximo destino. Quem quiser ajudar com dinheiro ou apoio pode entrar em contato com Vinícius, pelo telefone (51) 9458-5610, ou com a Associação dos Motociclistas, pelo número (51) 3472-6086.

Fonte: Correio do Povo, 15/07/2012, Cidades, p. 14.

Alemão Bikes apoia esta iniciativa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário